ItaliaCast #12 – A Cidade Mais Italiana Fora da Itália | Fazer o Processo Sozinho ou com Consultor?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

sozinho ou com consultor

São Paulo comemora 466 anos e como todos sabem, de 1870 em diante os italianos dominaram a cidade!

Vamos conhecer um pouco mais sobre a história!

A povoação de São Paulo de Piratininga teve início em 25 de janeiro de 1554, com a construção de um colégio jesuíta, por doze padres, entre eles Manuel da Nóbrega e José de Anchieta, no alto de uma colina escarpada, entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí.

Este colégio, que funcionava num barracão feito de taipa de pilão, tinha por finalidade a catequese dos índios que viviam na região do Planalto de Piratininga, separados do litoral pela Serra do Mar.

O nome São Paulo foi escolhido porque o dia da fundação do colégio foi 25 de janeiro, dia no qual a Igreja Católica celebra a conversão do apóstolo Paulo de Tarso.

No primeiro censo nacional, realizado em 1872, São Paulo contabilizava 31.385 habitantes. 

A comunidade italiana é uma das mais fortes, marcando presença em toda a cidade. Dos dez milhões de habitantes de São Paulo, 60% (seis milhões de pessoas) possuem alguma ascendência italiana.

São Paulo tem mais descendentes de italianos que qualquer outra cidade italiana (a maior cidade da Itália é Roma, com 2,5 milhões de habitantes). Ainda hoje, os italianos agrupam-se em bairros como o Bixiga, Brás e Mooca para promover comemorações e festas.

Em 1870, como o início da substituição da mão de obra escrava pela de imigrantes europeus, a população italiana em São Paulo era de 30 mil pessoas. No início do século XX, essa população havia saltado para 240 mil pessoas.

Algumas curiosidades sobre São Paulo:

  • São mais de 12 milhões de habitantes (IBGE, 2016), sendo a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano e de todo o hemisfério sul. É também a 8ª mais populosa do planeta e sua região metropolitana, com cerca de 21 milhões de habitantes, é a 10ª maior aglomeração urbana do mundo;
  • O município possui o 10º maior PIB do mundo, representando, isoladamente, 11% de todo o PIB brasileiro, 34% do PIB do Estado;
  • O centro de São Paulo já teve arena de touradas. Onde? Na Praça da República. Pasmem, naquele espaço funcionava uma arena de touradas há cerca de 100 anos;
  • Quem acha que as praias do Nordeste ou o Cristo Redentor são os destinos que mais recebem turistas no Brasil, tá enganado! É São Paulo o maior destino turístico brasileiro, com quase 13 milhões de turistas por ano. No verão 2017, por exemplo, São Paulo foi apontada como a cidade mais procurada pelos viajantes;
  • Já caiu um enorme meteorito no extremo sul da cidade de São Paulo, no distrito de Parelheiros. Isso aconteceu há mais de 40 milhões de anos, dando origem a uma cratera. Para se ter ideia do tamanho do impacto causado, é nessa cratera de 140 metros de profundidade que vivem cerca de 25 mil paulistanos, ao sul da Represa Billings.

No Cidadania Italiana, Sim!

Fabio Barbiero dá dicas para quem já está na fase de resolver como fazer o processo:  sozinho ou com consultor na Itália? Eis a questão!

Quem chega nessa fase deve levar alguns pontos em consideração e avaliar suas condições e pretensões pessoais:

  • Falo italiano (ou tenho condições de aprender) e quero acompanhar de perto cada detalhe, ter controle de tudo, preencher cada questionário, ser parte 100% do processo;

ou

  • Não falo e quero que alguém faça por mim, não tenho tempo de me dedicar agora a estudar o idioma e tenho condições financeiras para isso e/ou vou me sentir mais confortável sem ter que ir pensando em alugar imóvel, ficar conversando com funcionários públicos italianos e preenchendo formulários. Posso abrir mão desses detalhes e deixar que alguém com mais experiência faça essas burocracias por mim. Vou curtir outros detalhes.

Contudo, independente da decisão, seja sozinho ou com consultoria, Fabio alerta:

É importante conhecer bem cada trâmite, cada passo do processo, pois serão os mesmos que deverão ser cumpridos à risca em qualquer lugar da Itália e te darão base para resolver as coisas ou cobrá-las!

Se sozinho, nem precisa falar!

Falar italiano suficiente e devorar todos os conteúdos sobre o processo.

Aqui no Portal tem muitos artigos que vão te ajudar https://portaldacidadaniaitaliana.com/blog/ e outros materiais e cursos que você pode conhecer nesta área: https://membros.portaldacidadaniaitaliana.com/publico/)

Aos que vão contratar um consultor, igualmente, prestar atenção no contrato, documentar tudo o que for combinado e buscar informações sobre o profissional na internet, sempre é bom ter referências para não cair em furadas!

Tem dicas? Sim!

Quem quer aprender italiano definitivamente, vem aí: 4ª Jornada da Esperienza Italiana

No dia 03 de fevereiro começará a 4ª Jornada Da Esperienza Italiana – uma semana de conteúdo exclusivo de italiano para todos que precisam sair do italiano “macarrônico” e ir para o próximo nível.

Para se inscrever na 4ª edição da nossa jornada, receber todas as informações, conteúdos e já baixar o e-book oficial repleto de informações e dicas úteis clique no botão abaixo:

https://jornadadaesperienzaitaliana.com/feb

PARA REFLETIR

C'è una forza motrice più forte del vapore, dell'elettricità e dell'energia atomica: la volontà.

Sabe quem falou isso? Albert Einstein.

Existe uma força motriz mais forte que o vapor, a eletricidade e a energia atômica: a vontade.

Quando a gente realmente deseja alguma coisa, pense o seguinte: se algo faz sentido pra você, coloque toda a força do mundo até conseguir.

Você nem imagina a força que tem dentro de você até começar a usá-la! 

Pare de arrumar desculpas para adiar os seus sonhos, quando a gente quer, não há obstáculos que nos impeça de chegar onde a gente quer, não importa o tamanho do seu sonho, você pode realizar o seu objetivo, alcançar a sua meta.

Volere è potere, tutto il resto sono scuse.

Força de vontade é tudo. O resto são apenas desculpas.

Planejamento, foco, fé e você chegará onde quiser!

No Quiz, uma lembrança que marcou toda a história da humanidade.

No dia 27 de janeiro é comemorado o Giorno della Memoria

Você sabe o que isso significa?

É o dia internacional da lembrança das vítimas do Holocausto, o genocídio cometido pelos nazistas e seus adeptos que infelizmente dizimou a vida de milhões de judeus durante a Segunda Guerra Mundial. Ele foi designado ao dia 27 de janeiro, pela resolução 60/7 da Assembleia Geral das Nações Unidas em 1 de novembro de 2005, durante a 42ª sessão plenária desta organização. 

O dia 27 de janeiro é a data, em 1945, que marca a liberação do maior campo de extermínio nazista, Auschwitz-Birkenau, pelas tropas soviéticas.

A pergunta é: na Itália, na estação ferroviária S. Maria Novella de Florença, exatamente na plataforma 16, tem uma obra que aborda esse tema. Você sabe por quê foi erguida essa obra lá?

a) Em homenagem a 300 judeus que conseguiram fugir para a Itália e chegaram de trem nesta estação

b) Em homenagem a 300 judeus que foram deportados da Itália para o campo de concentração de Auschwitz

c) Aos soldados italianos que morreram lutando na Segunda Guerra Mundial 

Ninguém pode dizer exatamente, mas a maioria dos historiadores pressupõe hoje que 55 milhões de pessoas tenham morrido na Europa e na Ásia. Mas também há pesquisadores que falam em até 80 milhões de mortes. Dos 26 países envolvidos no conflito, a União Soviética sofreu as maiores perdas, com 26 milhões a 27 milhões de mortos.

Quase no fim do episódio, Fabio fica emocionado ao lembrar de uma conversa com sua avó paterna, onde puderam recordar o ato de bravura de mais de 25 mil pracinhas brasileiros que foram lutar na Itália durante a Segunda Guerra Mundial.

Conheça mais sobre a história da Força Expedicionária Brasileira e tantos heróis que devem ser lembrados para sempre  www.portalfeb.com.br/armamento/feb-do-inicio-ao-fim/

E quem for para a região da Toscana, na Itália, perto de Florença, tem na cidade de Pistoia (Toscana-IT) o Monumento Votivo Militare Brasiliano, 1967, erguido no cemitério que abrigou os soldados brasileiros que morreram no combate.

Quer saber mais? Então escolha abaixo como acompanhar o ItaliaCast

OUÇA O EPISÓDIO:

Apple | Spotify | Deezer | Link Geral

VERSÃO VIDEOCAST

Clique no link abaixo para acessar o vídeo no Youtube:

LINKS CITADOS NO EPISÓDIO

GOSTOU DO ITALIACAST?

Todos nossos esforços estão voltados para te ajudar, através do compartilhamento do maior número de informações a respeito do nosso querido país.

E este é um canal de mão dupla: nós prometemos te entregar o nosso melhor, e em troca você compartilha suas impressões, experiências, feedback e comentários conosco.

Por isso te pedimos duas coisas:

1 – Deixe sempre um comentário abaixo do episódio (seja no Youtube, Podcasts ou aqui mesmo no Portal) para que saibamos as suas impressões

2 – Compartilhe com o maior número de pessoas que você conhece, assim você nos ajuda com nosso propósito que é atingir o maior número possível de pessoas, combinado?

Então bóra compartilhar este episódio nas suas redes sociais, basta utilizar os botões abaixo 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.